Dom Walmor Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte (MG), é o novo presidente da CNBB

Dom Walmor de Oliveira Azevedo, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sucedendo o Arcebispo de Brasília, o Cardeal Sérgio da Rocha.

07/05/2019

Dom Walmor Oliveira, novo presidente da CNBB. Foto: Arquidiocese de Belo Horizonte (Divulgação).

APARECIDA, 06 Mai. 19 / 06:14 pm (ACI).- De acordo com a informação divulgada pela Arquidiocese de Belo Horizonte nesta segunda-feira, 6 de maio, o arcebispo capital mineira, Dom Walmor de Oliveira Azevedo, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sucedendo o Arcebispo de Brasília, o Cardeal Sérgio da Rocha. O novo presidente foi escolhido pelos membros do episcopado brasileiro que participam, em Aparecida (SP), da 57ª Assembleia Geral da CNBB.

Nascido em 26 de abril de 1954, dom Walmor é natural de Côcos (BA). Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (1972-1973), em Juiz de Fora (MG), e na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras (1974-1975), em São João Del-Rei (MG). De 1974 a 1977, cursou Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora. Em 9 de setembro de 1977 foi ordenado sacerdote, incardinando-se na arquidiocese de Juiz de Fora. É doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália).

Dom Walmor Oliveira de Azevedo foi nomeado bispo auxiliar de Salvador (BA) pelo Papa São João Paulo II, no dia 21 de janeiro de 1998. Sua ordenação episcopal foi no dia 10 de maio do mesmo ano. Em 2004, foi nomeado arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG), iniciando o ministério em 26 de março daquele ano. Em outubro de 2008, dom Walmor foi escolhido para ser um dos quatro representantes do Brasil na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em Roma.

Na CNBB, Dom Walmor já se desempenhou como secretário do Regional Nordeste 3 e membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB. É membro da Congregação para a Doutrina da Fé, no Vaticano, desde 2009. O arcebispo de Belo Horizonte também exerceu a presidência do Regional Leste II da CNBB – que compreende os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Em fevereiro de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco membro da Congregação para as Igrejas Orientais. Desde 2010, o arcebispo é referencial para os fiéis católicos de Rito Oriental residentes no Brasil e desprovidos de ordinário do próprio rito.

Nos próximos dias serão escolhidos também o vice-presidente e o secretário-geral da entidade.

Nossos sites

SRC           |          RC News          |          RC Play

SRC           |          RC News          |          RC Play

Sobre nós

O Sistema RC Católica há 7 anos vem evangelizando através da internet com os recursos Web Rádio, Web TV, RC News e RC Play. Tem o objetivo principal levar a palavra de Deus e a doutrina católica a todas as pessoas “Tudo para a Glória de Deus”.

Nossos contatos

  • (74) 9 9913-3187
  • contato@rccatolica.com

Fale conosco

© news.rccatolica.com – 2012-2019

Todos os direitos reservados

Fechar Menu