Celebração da Quinta-feira Santa

O gesto de lavar os pés tem um significado especial que é o serviço que o sacerdote exerce na sua comunidade eclesial, pois Jesus não veio para ser servido, mas para servir.

Por Pascom e Conselho Juvenil

22/04/2019

Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: ”Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.” Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: “Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós… (Lucas 22,19-20)

No dia 18 de abril foi celebrada a Santa Missa da Quinta-feira Santa na Paróquia Santo Antônio de Campo Formoso, também conhecida como Quinta-feira maior ou Missa de Lava-pés. Foi o dia em que Jesus instituiu a eucaristia e também o serviço sacerdotal, pois neste dia Jesus celebrou a primeira e última Missa para os discípulos antes de ser preso pelos soldados. É um dia muito importante para Igreja, pois recebemos de Cristo a eucaristia. Cristo se faz o cordeiro imolado na hóstia santa.

Antes na Páscoa era sacrificado um cordeiro que os judeus ofereciam a Deus. Agora é o próprio Cristo a nos oferecer o sacrifício, pois Ele é cordeiro que tira o pecado do mundo. A Santa Missa foi presidida pelo pároco Frei José Davi, OFM, que durante a celebração lavou os pés doze discípulos que estavam representados por um membro de cada grupo, movimento, pastoral e fraternidade da paróquia.

O gesto de lavar os pés tem um significado especial que é o serviço que o sacerdote exerce na sua comunidade eclesial, pois Jesus não veio para ser servido, mas para servir. A importância do serviço dentro do corpo santo da Igreja nos diversos meios pastorais. Iniciando o Tríduo Pascal já em preparação para a Páscoa do Senhor, ocorreu a transladação do Santíssimo Sacramento para a capela de São Vicente até à meia noite, na qual os paroquianos ficaram em vigília e adoração na espera do próximo dia que Jesus seria morto na cruz, a Sexta-feira da Paixão.

“Conforme o seu costume, Jesus saiu dali e dirigiu-se para o monte das Oliveiras, seguido dos seus discípulos.” (Lucas 22,39)

Nossos sites

SRC           |          RC News          |          RC Play

SRC           |          RC News          |          RC Play

Sobre nós

O Sistema RC Católica há 7 anos vem evangelizando através da internet com os recursos Web Rádio, Web TV, RC News e RC Play. Tem o objetivo principal levar a palavra de Deus e a doutrina católica a todas as pessoas “Tudo para a Glória de Deus”.

Nossos contatos

  • (74) 9 9913-3187
  • contato@rccatolica.com

Fale conosco

© news.rccatolica.com – 2012-2019

Todos os direitos reservados

Fechar Menu